quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Projeto Social de Xadrez em Porto na Mídia

Crianças conhecem xadrez por meio de projeto social

01/12/10 16h58

Além de contribuir para a formação dos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), o professor Elias Vidal, do Campus Porto Nacional, está envolvido em um projeto social que pretende ensinar xadrez a crianças de 8 a 14 anos. Nesse momento, seis crianças assistidas pela Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) foram selecionadas.

O projeto teve início na última segunda-feira, 29, quando as crianças tiveram contato com esse jogo que tabuleiro que há séculos é jogado por diversas culturas. Segundo Vidal, o projeto engloba iniciação e treinamento para o xadrez de competição, com cursos de abertura, meio jogo, estratégia, tática, finais e resolução lógica de problemas.

O objetivo é formar uma equipe de crianças para disputar o Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar já em 2011. “Esse é importante projeto que pode ajudar, também, a formar um futuro cidadão, com lições de cidadania, respeito, disciplina, auto controle, raciocínio lógico através do lúdico. Uma iniciativa simples pode afastar as crianças das drogas e da criminalidade”, afirmou o professor. (Marina Porto e Thâmara Filgueiras)

Nenhum comentário:

Postar um comentário