quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Apresentação do Projeto Xadrez para Maturidade UFT/UMA

Hoje dia 20/01/2010 foi o lançamento da pedra fundamental do Projeto Xadrez para Maturidade na UFT/UMA em Porto Nacional-TO. No momento foi apresentado pelo coordenador do Projeto Elias Vidal, os benefícios do xadrez como a inclusão social, o estímulo ao raciocínio através atividade celebral.

As características do xadrez como a igualdade entre os sexos, a longevidade e a precocidade que uma pessoa pode esta praticando e aprendendo xadrez.

O xadrez como uma terapia para saúde auxiliando ao tratamento da depressão e ao cansaço mental, estimulando o raciocínio.

99% das pessoas que praticam xadrez em sua vida não desenvolvem doenças como “Mal Alzheimer” e mal de “Mal de Parkinson”, males comuns presentes na terceira idade.

Fiquei muito feliz a receptividade dos alunos da UMA/UFT de Porto Nacional, mostraram bastante interesse, fizeram várias perguntas, e que estavam ansiosos para aprender esse jogo de estratégia da arte de caíssa que é o xadrez.

Muitos se mobilizaram para fazer uma "vaquinha" para compra dos tabuleiros oficiais e viabilizar um local com mesas e cadeiras para as aulas teóricas e práticas.

Uma senhora relatou o seguinte: "Vou aprender jogar xadrez para competir com meu neto, ele diz para mim que eu tenho 40 anos, por que banho de piscina com ele, passeio, faço tudo, e agora com o xadrez então, vou detonar!!!!"

A Coordenadora do curso Dr. Leila, deu total apoio ao projeto e motivou os alunos dizendo: "Também quero aprender a jogar!".

Pela empolgação e animação que pude constatar, a UFT/UMA de Porto Nacional tem tudo para sair um futuro compeão senior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário