quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Lançamento do Projeto: Xadrez para Maturidade UFT/UMA


Nessa quinta-feira dia 20/01/2011 as 14:00, será lançado na UFT/CENTRO, na cidade Porto Nacional-TO o Projeto Xadrez para Maturidade UFT/UMA. Uma parceria entre UFT/UMA e Elias Vidal, professor do IFTO e editor do blog xadrezportonacional.blogspot.com. O evento também marca o retorno as aulas dos alunos da UMA, e a comemoração ao dia do aposentado.

O Projeto Xadrez para Maturidade UFT/UMA, tem como objetivo: Implantar a arte do xadrez na Universidade da Maturidade - UFT como forma de terapia ocupacional e estimular a pratica do xadrez entre os alunos da maturidade como forma de inclusão social e estimulo à atividade do raciocínio.

Metodologia

1ª ETAPA:
Será realizada uma pesquisa bibliográfica a respeito do histórico do Xadrez e de possibilidades de exploração deste recuso metodológico para o ensino da terceira idade.

2ª ETAPA:
Será confeccionada uma apostila onde abordaremos os seguintes tópicos: Histórico do Xadrez; Introdução ao tabuleiro e as peças; Notação algébrica; Regras do Jogo; Xeque-Mate; Afogamento; Roque; En Passant e Promoção.

3ª ETAPA:

Divulgação do curso e inscrição dos interessados e preparação do plano de aulas.

4ª ETAPA:

O curso será realizado 2 (duas) aulas por semana durante 3 (três) meses, totalizando 24h.

5ª ETAPA:

Ao final do curso será realizado um campeonato de xadrez da maturidade.

Um comentário: